data Receitas de Minuto: Óleo de cozinha usado: 2 coisas que você NÃO pode fazer + dica para reaproveitar

sábado, 26 de março de 2016

Óleo de cozinha usado: 2 coisas que você NÃO pode fazer + dica para reaproveitar

O óleo de cozinha usado é sempre um problema: o que fazer com ele depois de fritar o alimento? Algumas pessoas guardam para reuso em outro preparo, enquanto outras jogam fora pelo ralo na mesma hora. Qual solução é a correta?

O que não fazer com óleo de cozinha usado

A resposta é: nenhuma das duas. O óleo de cozinha nunca deve ser reaproveitado no preparo de novos alimentos. Seu uso é indicado apenas uma vez, pois, caso contrário, pode produzir substâncias cancerígenas. Depois, é preciso descartá-lo.
Porém, existe uma forma certa de jogá-lo fora. Despejá-lo no ralo da pia, por exemplo, é outra coisa que você jamais deve fazer com o óleo usado. Quando o descarte é feito desta forma, pode causar sérios danos ambientais, poluindo rios e o solo. Além disso, ele acaba se solidificando, entupindo o encanamento.

Como descartar óleo de cozinha?

Por isso é importante saber o jeito certo de jogar fora o óleo já utilizado. O modo de descarte mais comum é simples: basta despejar a substância em uma garrafa pet e, depois de tampá-la, jogá-la no lixo.
No entanto, é possível também reutilizá-lo em outras funções, como no preparo de sabão. E não é necessário nenhum processo industrial para que esse processo aconteça. Qualquer pessoa pode fazer sabão em casa. O ideal é ir armazenando o óleo usado em recipientes plásticos ou de vidro até obter a quantidade suficiente para preparar a receita. Veja como:

Como fazer sabão com óleo de cozinha

Ingredientes
8 litros de óleo de fritura
1 quilo de soda escama ou líquida
2 litros de álcool comprado em posto de gasolina
1 litro de manteiga de garrafa derretida (também conhecida como manteiga de gado ou manteiga da terra)
1 litro de água fervente
Modo de fazer
Coe todo o óleo e deixe-o em garrafas.
Em um balde grande ou bacia, coloque a soda no fundo e acrescente bem devagar e com cuidado a água fervente. Mexa até dissolver toda a soda.
Em seguida, despeje nessa mistura todo óleo já coado e a manteiga de gado.
como-fazer-sabao-com-oleo-de-cozinha-1
Por fim, coloque o álcool, bem devagar, para evitar acidentes.
Continue mexendo sem parar por aproximadamente uma hora até engrossar. Uma boa dica é utilizar um cabo de vassoura.
como-fazer-sabao-com-oleo-de-cozinha-2
Quando a mistura estiver bem pastosa, deixe descansar por um dia. Por causa da química, ele fica borbulhando como se estivesse fervendo.
No dia seguinte, retire da vasilha, corte os pedaços do tamanho que desejar e deixe secar.
como-fazer-sabao-com-oleo-de-cozinha-3
Quem já fez essa receita caseira de sabão garante que ele faz bastante espuma, tira toda a gordura da louça e é ótimo para lavar roupas, além de render muito. Assista ao vídeo que mostra com mais detalhes o processo:


fonte:http://www.bolsademulher.com/casa/oleo-de-cozinha-usado-2-coisas-que-voce-nao-pode-fazer-com-ele-dica-para-reaproveitar

Você também vai gostar:

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Receitas de Minuto - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo